Fundação Alfredo Wagner


mapa museu111A Fundação Alfredo Henrique Wagner, é pessoa jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e financeira.
Fundada em 19 de Outubro de 2002, com sede na localidade de Lomba Alta, município de Alfredo Wagner, Santa Catarina.


Objetivo:

O Objetivo principal e permanente:
Realização e prestação de cultura, Ciência, educação, pesquisas arqueológicas, paleontológicas, geológicas, ecológica, numismática, astronômica, biblioteconomia e acervos.


 Finalidade:
Para consecução das finalidades a fundação deverá especialmente:

  • a) Dispor de museu arqueologia, paleontologia, ecologia e geologia.
  • b) Abrir campo de pesquisa à universidades, arqueólogos, paleontólogos, antropólogos e estudiosos em geral.
  • c) Implantar reflorestamento com árvores frutíferas silvestres e nativas da região, objetivando recompor a flora original. ( Os demais itens serão adicionados ao decorrer da alimentação do site).

Projetos:

  • a) Nas dezenas de sítios arqueológicos encontrados no município de Alfredo Wagner, oferecer condições a pesquisadores e visitantes avaliarem a riqueza arqueológica ate então desconhecida (acesso para veículos e trilhas).
  • b) Proporcionar condições de visitas ao local onde encontramos o marco da divisa da província de São Paulo e Santa Catarina. Assentado dia 12 de abril de 1791 no ponto culminante do morro do trombudo, altitude 1303.4184.

 


Obs.: Colocamos marco geodésico no museu 4.875,8001m com colaboração do prefeito de Alfredo Wagner e bom Retiro.

Desejamos assentar estatua de representantes das províncias que assentaram o marco, por SC, capitão João da Costa da Silveira e Capitão Antônio Marques Arzão por São Paulo.