Reflorestamento


 

katia-rabeloA fundação Alfredo Henrique Wagner tem tentado , sendo um plano ambicioso, recuperar a fauna e flora, ao mesmo estágio em que era no início do século XX.


Foram replantadas 120.000 mudas de araucárias angustifolia ( pinheiros), em área coberta de mata, no município de Alfredo Wagner.


Entre 1992-95, foram plantados 12.000 pinhões, em decorrência à fragilidade do seu crescimento, essa etapa não foi um sucesso.


Atualmente, passados 20 anos, as poucas araucárias que sobreviveram , não conseguiram atingir mais que 30 cm.


Está nos nossos planos, adquirir o terreno ao lado do museu, que é todo gramado e ali plantarmos -com técnicas próprias para esse tipo de vegetação (araucárias), principalmente a sua exigência no cultivo, a exposição ao sol. E na área ao lado, com mata já existente, conservá-la e acrescentar centenas de mudas de madeira de lei.


Nessa área, que adquirimos a partir de 1992, já plantamos mais de 600 árvores frutíferas nativas da região com 30 variedades, sendo que 25 delas já estão produção ativa e com isso, a presença frequente das mais variadas aves.


A união do turismo com o meio ambiente, fará com que a Prefeitura de Alfredo Wagner nos apoie no ajardinamento das laterais do acesso à Lomba Alta, que tem início na BR-282 ( entrada até a igreja de Lomba Alta).


Nossa intenção é colocar 1700 metros de canteiros com variadas flores e a cada 50 metros, inserir uma árvore nativa frutífera.