Museu Lomba Alta

Museu de Arqueologia Lomba Alta

Museu Lomba Alta

Arqueologia

O passado aqui

Arqueologia

Numismática

.

Numismática

Moedas Históricas

.

Moedas Históricas

Cédulas e Moedas

.

Cédulas e Moedas

Museu de Lomba Alta

museu para o site O Museu


Museu de Arqueologia de Lomba Ata Município de Alfredo Wagner, Santa Catarina foi inaugurado em 19/10/2002, reverenciando o cinqüentenário de falecimento de Alfredo Henrique Wagner, patrono do Município.


Após 10 anos de pesquisas, no município conseguimos artefatos, fósseis, peças geológicas e ecológicas que viabilizou a construção do Museu (réplica da residência de Alfredo Wagner) e elementos para a edição do livro “Alfredo Wagner Terra, Água Índios”.


Constatamos a riqueza arqueológica, paleontológica, geológica, ecológica de nosso Município e em Santa Catarina, Brasil.


Que patrimônio histórico cultural de valor inestimável se encontra oculto, sujeito a destruição aguardando pesquisa ? Esperar o acaso? Não, Pesquisar.


Professores e estudantes de arqueologia paleontologia história, geografia, este campo encontrarás tesouros culturais e científicos que estão praticamente aflorando, aguardando- lhes proporcionar muitas alegrias como nos ocorreu ao encontrá-los.


museu para o site O Museu2


 Criamos a Fundação Alfredo Henrique Wagner-FAW, com 27 membros instituidores com participação de R$500,00 por sócio para a aquisição do terreno.

 

O museu com área de 194:25 m² foi doado à FAW pelo autor.

 

 

 

 

museu para o site O Museu30

 


 Em 2006, nosso Museu já não comportava o acervo.

 

Feito novo projeto em alvenaria com 369m² pleiteamos e foi aprovado pela Secretaria de Turismo Cultura e Esporte de Santa Catarina R$200.000,00, que foi o suficiente para a construção. 

 

 

 

A prefeitura de Alfredo Wagner tem colaborado desde a inauguração em 2002 com terraplenagem acesso e com parte do pagamento da folha.
A partir de 1° de janeiro de 2010 os dois funcionários então existentes passaram para a folha de pagamento da Prefeitura.
A FAW agradece ao Senhor Prefeito Nivaldo Wessler e ao Presidente da Câmara Paulo Cesar Rossi e demais vereadores de Alfredo Wagner por este ato em apoio à Cultura.

Em 2009 o número de visitantes foi de 6.476, perfazendo desde a inauguração em 10/2002, um total de 35.912 pessoas.


Objetivos da Fundação Alfredo Henrique Wagner:
Objetivos principais e permanentes:
Prestação de cultura, Ciência, Educação, Pesquisas Arqueológicas, Paleontológicas, Geológicas, Astronômicas, Ecológica, a Numismática, Biblioteconomia e Acervos